Please reload

Posts Recentes

Primeira edição da Conferência Ethos 360º no Recife

October 11, 2019

 

 

Recife é a quarta capital brasileira a receber a Conferência Ethos 360º. São Paulo, Rio de Janeiro e Belém (PA), já realizam edições há 21, 4 e 3 anos, respectivamente.

 

Recife foi escolhida para gerar reflexões sobre as alternativas de crescimento, as transformações regionais e como os estados e empreendimentos locais têm se esforçado para demonstrar o potencial produtivo da região Nordeste em um dia de diálogos, com diferentes atores sociais.

 

A primeira edição da Conferência Ethos 360° no Recife, acontece em um momento em que a economia do Nordeste cresce a metade da média do país e em que o mercado de trabalho gera menos oportunidades no interior. A crise econômica no Brasil persiste e a economia do Nordeste, que já foi reconhecida como locomotiva do Brasil, perdeu fôlego nos últimos anos, comprometendo os investimentos públicos e a renda das famílias. As restrições fiscais e a diminuição da proteção social impostas pelo governo federal impactam ainda mais as periferias dos estados nordestinos e o semiárido. 

A falta de planos de ação para a transição e descarbonização da economia e erradicação das desigualdades e pobreza, nos distancia de um papel protagonista e ambicioso para a agenda 2030 e para o acordo climático, que traçam os grandes desafios, locais e globais do século XXI. Como empreenderemos esses grandes projetos sob uma ótica plural de oportunidades, integração de mercados e retomada da credibilidade e investimentos? Essas questões implicam em um desafio ainda maior para a região nordeste. 

Pernambuco conta com indústrias modernas, polo tecnológico e centros de excelências, investimentos em infraestrutura e na energia dos ventos, exploração do gás natural e petróleo, que podem ajudar o dinamismo da economia da região como um todo. Mas diversificação, sustentabilidade, inclusão e a relação com a economia local podem apoiar mais fortemente o desenvolvimento industrial, social, humano e ambiental da região. Modelos locais, emergentes, integração das tecnologias e mudanças culturais podem ajudar o Nordeste a dar um salto de inovação e ser exemplo para o país. 

É neste sentido que a edição da Conferência Ethos 360° promoverá o diálogo sobre como o Nordeste poderá se destacar na trajetória de mobilização de uma infraestrutura para os modelos de negócios mais sustentáveis e inclusivos, do semiárido às costas, enfrentando a desaceleração e a face cruel na nossa crise que se volta também contra a democracia.

 

Objetivos da Conferência Ethos:

 

• Reunir de forma concentrada e dinâmica conhecimento de ponta sobre as principais tendências globais da sustentabilidade, compreendendo-as no contexto brasileiro;
• Entender e tratar a sustentabilidade como estratégia de negócios e diferencial competitivo para as empresas;
• Debater e construir estratégias empresariais que contribuam para aumentar a competitividade das empresas e do país;
• Sintetizar tendências e pautar o movimento de sustentabilidade e responsabilidade social no Brasil.

 

Fredi Maia, presidente do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções – NTCPE, participa da programação do evento falando sobre o projeto "Vozes da moda - diálogos sobre inovações do setor têxtil no agreste de Pernambuco" junto a  Milena Prado (DIEESE), Juliana Gouveia, Edmundo Lima (ABVTEX) e Sheila de Carvalho -(Instituto Ethos). Dia 15 de outubro,  das 14h às 15h.

 

Conferência Ethos – Recife

Dia 15/10/2019 - 09h às 18h, no Museu do Cais do Sertão

PROGRAÇÃO COMPLETA 

INSCREVA-SE AQUI

 

Texto: Instituto Ethos

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Marco Pernambucano da Moda, Rua da Moeda, 46, Bairro do Recife - Recife, PE - Tel. +55 81 3448 0993